20 de set. de 2008

Jesus Cristo vai voltar, alelúia!

Em Porto Alegre ele vai morar, 
alelúia!












Ainda Orangotangos, primeiro longa de Gustavo Spolidoro foi uma surpresa pra mim.


Não tinha muito expectativa, confesso, talvez por ser daqui, de "Porto" mesmo. Me enganei, me surpreendi e sai com gostinho de quero mais do cinema, pois é um filme com medidas exatas.


Pra resumir é um longa filmado em um único plano sequência, 
com personagens que são normais dentro do contexto atual, mas sim, 
são freaks e muito mesmo.


Começa dentro do trem, estações conhecidas e vai de ônibus até a Cidade Baixa, passando pelo Bom Fim. Quem conhece Porto vai gostar das loacações, eu me identifiquei de cara.


Quem puder assista na telona, vai ficar orgulhoso de ser gaúcho e brasileiro pois tenho certeza que esse filme tem pano pra manga.


E por falar em orgulho de ser gaúcho, hoje é um dia muito importante, nosso dia, marca o início da revolução Farroupilha. Fica aqui a minha homenagem. Fazia tempo que não sentia esse patriotismo no peito, estava morando em Floripa, agora me sinto tão feliz aqui e estava com saudades de ser gaúcha.


Um amigo mandou um texto do Paulo Neruda que fala da saudade. Justamente era essa a saudade que sentia do Rio Grande do Sul. Esse povo que ao mesmo tempo é tão frio e tão querido, tão preconceituoso mas tão tenro, em Ainda Orangotangos percebemos essas características. A gente tem a Lancheria do Parque, Nei Lisboa, um rio e muita cultura, pra não citar todo o resto.

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado
que ainda não passou,
é recusar um presente que
nos machuca, é não ver o futuro
que nos convida...

Saudade é sentir que existe
o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
"aquela que nunca amou."
E esse é o maior dos sofrimentos:

Não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido...

Pablo Neruda