26 de out. de 2008

cuide do seu jardim

Cuidar do seu próprio jardim significa, entre várias outras coisas, não cuidar do jardim dos outros, cuidar do seu próprio.
Garanto que se cada um cuidasse do seu próprio jardim, muita beleza seria vista por ai e de graça. Cada um fazendo um pouco do seu espaço, desprendendo energia para ali florescer as cores que cultivou.
Tenho pensado muito a respeito, concluí que existem fases da nossa vida em que além do nosso jardim cuidamos do jardim de um um filho pequeno, do amigo relapso, do primo imaturo, da mãe doente, do namorado ausente, do chefe imprudente, e dessa forma, deixamos o nosso de lado, pois é impossível dedicar a mesma atenção a todos.
Esse pensamento não é só poesia, ele serve pra gente pensar em como é importante cuidar das nossas sementes e flores, para que em seus ciclos elas continuem vivas.
Eu? Eu estou construindo uma imensa clarabóia com estufa, grande o suficiente para abrigar as plantas de todos que eu amo, para assim, de uma forma única cuidar do jardim de todos, menos do chefe é claro.
A foto de legenda para o post é de um imenso jardim, que é cuidado pela comunidade e é naturalmente lindo. Quando me perguntam se eu sinto saudades de Floripa, nada respondo, penso com meus broches: "tenho saudades mesmo é de correr descalça na trilha do canto dos araçás".