1 de dez. de 2005

o PIB mais baixo desde 2003

estou começando a perceber nas pessoas um desespero pelo trabalho, elas trabalham 12, as vezes 14 horas por dia e isso é o mínimo esforço que qualquer um deve fazer para ser considerado "normal". Se resolve ficar em casa um dia por motivos diversos, fica aquela sensação de falta, de inutilidade, peso na consciência. Só um pouquinho! Pára o mundo, dá um tempo, vamos mais devagar. estamos correndo tanto que não dá mais tempo de fazer o que a gente gosta, o que nos faz feliz. é como uma escravidão imposta por nós mesmos, porque cada vez mais o consumo é estimulado. cada vez importa mais ter o tenis tal, o celular tal, o ipood novo, o carro do ano, vestir roupas das novas coleções. que mal é esse? fico com medo de não estar de acordo com o que a sociedade de consumo vem pregando. não estou nem ai para as marcas apesar de ser publicitária. e cada vez me assusto mais quando falo para meus amigos que estou super feliz trabalhando em minha casa, fazendo tudo o que gosto, tendo tempo para quase tudo que quero. alguns me olham como se eu realemente estivesse errada, como se eu fosse uma pobre coitada sem futuro, essa é a sensação que sinto muitas vezes... ai começo até a me sentir culpada por estar em busca da minha felicidade, das minhas realizações. não quero ficar rica em termos materiais. quero dinheiro suficiente para estar confortável, para fazer o que eu estiver com vontade e principalmente para viajar muito! será que pensar assim é errado hoje em dia? puxa.. fico pensando nas pessoas que não conseguem relaxar, estão cada vez mais estressadas (nova doença mundial) e tomando ritalina para conseguir concentração. será que é por ai? será que nesse ritmo as coisas vão melhorar? estou começando a achar que a nova linha de produção de Ford está tão impregnada nas pessoas que elas estão com isso no dna. a futilidade está tão presente que acabo me sentindo um ET muitas vezes perto de outras pessoas...
cada vez mais me convenço que tenho que me mudar para Itacoatiara, uma praia linda em Niterói, pertinho do inferninho, mas com a diferença de 40min essenciais para a minha felicidade. esse é um sonho... acho que as pessoas hoje em dia trabalham tanto que nem têm tempo de sonhar... e vale a pena? o dinheiro compra mesmo todo esse tempo dedicado ao funcionamento do pais? e o PIB lá em baixo? baixa produtividade? nunca vi as pessoas trabalharem tanto como atualmente... e pra que? qual é o objetivo de tudo isso?