31 de outubro de 2025

Iniciação aos Sortilégios




Primeiro deve-se aprender as leis e a primeira que veio até mim hoje, foi: 

A Lei da Polaridade. 


A polaridade é a chave do poder no sistema hermético. Como The Kybalion postula, tudo é dual; todas as verdades são meias-verdades; tudo contém o seu oposto; os extremos tocam-se; e todo par de opostos pode ser reconciliado. Saber isso é a chave para fazer o universo trabalhar para nós em vez de contra nós. Nas palavras de The Kybalion, "os opostos são realmente apenas dois extremos da mesma coisa, com muitos e variáveis graus entre eles." A ciência moderna opera com esse mesmo princípio.

Capra chama à unificação de opostos "uma das mais surpreendentes características'' da nova realidade. No nível subatômico, as partículas são destrutíveis e indestrutíveis; a matéria resulta ser continua e descontinua; e energia e matéria são, simplesmente, aspectos diferentes do mesmo fenômeno.

Os cientistas, assim como os leigos, tiveram que repensar sua definição de realidade para incorporar o fato de que o que parece ser irreconciliável pode, na verdade, reconciliar-se.

O físico Niels Bohr chama a isso o princípio de "complementaridade", o qual estabelece que a energia deve ser descrita como partículas e como ondas. 

Cada descrição é correta mas só parcialmente correta, e ambas são necessárias para uma imagem completa da realidade. O próprio Bohr sugeriu com frequência que o conceito de complementaridade seria útil fora do campo da física. Provou certamente sua utilidade para expressar as grandes verdades espirituais de todas as idades. Somente por paradoxo os grandes mestres espirituais foram capazes de transmitir suas profundas intuições sobre a natureza intima das coisas. Disse Jesus que os primeiros serão os últimos e os últimos os primeiros, e que só perdendo a vida ela será salva. 



Lao Tzu escreveu:
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás cheio.
Gasta-te, e permanecerás novo.

As Bruxas usam o princípio de complementaridade, ou polaridade, tal como se manifesta em cargas positivas e negativas. Sabemos que a carga em qualquer coisa pode ser alterada. Nada é fixo. Todos os objetos, estados de ânimo e estados mentais têm pólos positivos e negativos, à semelhança daqueles circuitos elétricos entre os quais a energia passa.

Muitos sortilégios nada mais são do que a transferência de energias positivas e negativas dirigidas pela consciência. Estamos simplesmente trabalhando com as leis da natureza do modo mais intenso e profundo.
É estimulante saber que a energia vital flui num contínuo entre pólos opostos e que nunca nos detemos em qualquer ponto do continuo. Temos o poder de avançar ou recuar, converter o ódio em amor, o medo em coragem, a dúvida em fé. Aprendendo a "caminhar em equilíbrio" como dizem os índios americanos, podemos impedir que nossas vidas sejam dominadas por qualquer extremo. 

Com o tempo, passamos a reconhecer o ponto médio entre extremos, a centrarmo-nos e equilbrar-nos. In medio virtus, diz um antigo provérbio romano, e a palavra latina virtus significa força, vigor. O centro é uma posição forte porque contém ambos os pólos. E onde vivenciamos a reconciliação de forças opostas, e a reconciliação é a porta para se vivenciar a unicidade com todas as coisas. Nada é mais forte do que isso.

Fonte: Cabot, Laurie. 
O poder da Bruxa. 
(meu primeiro livro de bruxaria, 
acho que comprei quando tinha 12 anos 
- a edição é de 1990). 



Trabalhar com os extremos pode ser considerado hoje, pelos bons costumes, um transtorno. Alguém que vai de zero a cem em segundos não pode ser considerada uma pessoa dentro das normalidades. Mas o fato é que sempre foi assim, só existe a felicidade por que existe a tristeza. A Lei dos opostos é tão básica quanto a própria existência. Vivemos em constante harmonia/desarmonia/harmonia/desarmonia. E está tudo bem. Aceitar isso faz a gente se sentir normal e mais humano. Ótimo!
A pergunta que me faço é:Jessica, você sabe fazer as polaridades se fundirem para transforma-las no tão buscado equilíbrio? Essa eu sei, sim! É o movimento. Experimente pegar o símbolo do yin e yang e colocá-lo para girar, o que você verá? Uma forma única, concisa e coesa. A fundição. Essa é a chave, movimento, energia. Quem não tem energia, ou libido, ou tesão, ou chame como você quiser, está morto. Feliz dia das Bruxas para mim, para que eu lembre de que sou uma delas, que estava apenas um pouco adormecida, que eu tenho minha turma, meus protetores, meus mestres, meu divino eu. E essa é a minha prece de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário